8 de fev. de 2009

EDUCAÇÃO, O CAMINHO PARA A CIDADANIA

Entendendo que a educação é o instrumento que tem como objetivo o alcance do protagonismo social, foi que neste sábado (07.02), o vereador Reginaldo reuniu-se com a nova diretoria do Colégio Estadual Independência para se interar das dificuldades e anseios da nova equipe. A diretora Rosemeire relatou que são muitos os desafios, porém conta com o apoio e o trabalho incansável dos membros que compõem a nova diretoria para juntos vencerem os obstáculos. Reginaldo colocou seu mandato a disposição, tendo em vista que foi eleito o Presidente da Comissão Legislativa de Educação. Reginaldo relembrou o período em que trabalhou como professor do PEART - Programa de Educação para o Assalariado Rural Temporário (1999-2005), ao trabalhar a metodologia de Paulo Freire, que entende a educação como a prática para a liberdade e nos instiga a compreendermos a relação entre os opressores e os oprimidos. A linha metodológica de Paulo Freire possibilita uma leitura crítica da realidade e nos faz desejar e lutar por uma sociedade mais justa, solidária e libertadora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando minha mãe tava fazendo faculdade, ela chegava em casa falando do Paulo Freire e me convenceu ler a Pedagogia do Oprimido. Eu nunca pude imaginar que existisse a opressão das pessoas e que a sociedade em que a gente vive se sustenta do consumo. Por isso hoje as coisas estão desse jeito. Parece o fim dos tempos. É gente morrendo por causa de um par de tênis e as drogas tomando conta da nossa juventude que não consegue mais lutar por nada, somente se preocupa em dançar o CRÉU!! Esse é o nosso fim!!

Anônimo disse...

To começando achar o Reginaldo um cara que vai dar certo. Não tá prometendo nada, isso já é um bom começo

Anônimo disse...

a educação deve estar a serviço da valorização do ser humano. Jamais ela deve servir como fonte de repressão ou de adaptação do sujeito. Através da educação o homem pode se dizer cidadão. Ser capaz de conhecer e reivindicar seus direitos.