5 de mai. de 2009

COMUNIDADE EM AÇÃO


Aconteceu nesta terça-feira(05) uma reunião do Conselho Municipal de Saúde (que infelizmente não deu quórum), porém ocorreu a explanação para os que se fizeram presente sobre a participação da senhora Fátima (moradora do Jardim Universal) no Seminário Macro Regional do Controle Social no SUS que aconteceu em Cianorte no último mês. A relatora foi simplesmente abençoada em suas palavras e demonstrou para todos os conselheiros a importância de serem realmente "conselheiros". Fátima frisou sobre a responsabilidade da sociedade em participar do controle social, afinal,
(Fátima)
o importante é participarmos das decisões e não apenas culpabilizarmos os gestores. Uma fala bastante interessante direcionada ao prefeito e secretários é de que estes devem dividir suas responsabilidades com os conselhos e não terem "medo" deste órgão criado/conquistado com muita luta pela sociedade brasileira. Parabéns Fátima pelo seu envolvimento nesta causa. Aliás, será discutido em breve pelo conselho de saúde uma proposta colocada pela senhora Fátima que sugeriu que as reuniões passem a acontecer à noite, considerando que os maiores interessados em estar discutindo política pública nos momentos em que acontecem as decisões, estão em horário de trabalho. Sendo à noite, as reuniões abririam maior espaço para quem realmente precisa se envolver.


2 comentários:

Ilda Rocha.............. disse...

Mais uma vez reunião de CONSELHO SEM DAR QUÓRUM?
Até quando teremos que nos calar?
É uma vergonha reunião do Conselho M.da Saúde não dar quórum , não ter participaçao pelo menos dos conselheiros,será que falta assessoria dos conselhos como era na gestão passada?Apesar que o C.M.S., nao precisava muito da assessoria tinham consciência de seus deveres e agora?
A saúde tá um caos , e o Conselho que é o elemento controlador e deliberador de ações precisa de reformulaçoes?capacitaçoes?
Vereador Reginaldo ,com certeza terás muito trabalho , mas por favor ajude a colocar a casa em ordem, fiscalize,cobre junto a orgãos responsáveis a participação dos conselheirose da populaçao que é o ponto básico na discussão, assim teremos elaboraçoes planejadas e de acordo com a necessidade do usuário , afinal o povo tem poder , mas falta conscientizá-los que juntos, , unidos mudaremos para melhor.Abraços

Anônimo disse...

Que legal ver a comunidade se mobilizando. Gostei de ver a Fátima agindo. Gostaria que outros fizessem o mesmo.