24 de set. de 2010

Gleisi quer secretaria especial para a terceira idade

Trabalhar pela Secretaria da Melhor Idade é um dos compromissos da candidata ao Senado Gleisi Hoffmann (PT). Da mesma forma que pretende ser uma defensora dos direitos das mulheres e das crianças no Congresso, Gleisi também vai se empenhar para implantar uma secretaria especial para atender essa faixa etária da população.

“Assim como já temos a secretaria da mulher, da igualdade racial e da juventude, a secretaria especial terá a função de colocar em prática as políticas que assegurem qualidade de vida para os idosos. E vou defender, também, que todas as donas de casa que já atingiram a idade e que queiram se aposentar, possam fazê-lo”, afirma.

O número de brasileiros com mais de 60 anos de idade passou de 14,8 milhões, em 1999, para 21,7 milhões, em 2009, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado faz parte da Síntese de Indicadores Sociais 2010 e retrata a tendência de envelhecimento da população brasileira.

“Essa deve ser a melhor fase da vida, a fase do reconhecimento e respeito. O Brasil é um país maduro e rapidamente caminhamos para ter uma população mais idosa do que jovem. Por isso, temos que estar preparados para oferecer políticas públicas para a melhor idade: lazer, convivência, cuidados com a saúde e, principalmente, aproveitar o conhecimento e a experiência dos mais velhos para orientar os mais jovens”, diz Gleisi.

Nenhum comentário: